top of page

29/11 ocorreu VII Encontro do Grupo de Estudos de Literatura Feminina e Gênero - CEP.


Dia 29/11 ocorreu VII Encontro do Grupo de Estudos de Literatura Feminina e Gênero - CEP. A professora Eliana Maria dos Santos apresentou o belo livro "Se me deixam falar", história da boliviana Domitila Barrios de Chungara, um clássico da década de 1970, escrito pela antropóloga Moema Viezzer que entrevistou Domitila para produzir o livro.


Segue abaixo texto de Moema Viezzer apresentando a história de Domitila:


"A ideia do presente depoimento surgiu da presença de Domitila Barrios de Chungara na Tribuna do Ano Internacional da Mulher, organizada pelas Nações Unidas e realizada no México, em 1975. Ali conheci esta mulher dos Andes bolivianos, esposa de um trabalhador mineiro, mãe de sete filhos, que chegou à Tribuna representando o "Comitê de Donas de Casa do Siglo XX", organização que agrupa as esposas dos trabalhadores daquele centro produtor de estanho. Pelos seus anos de luta e em reconhecimento de autenticidade de seu compromisso, as Nações Unidas a convidaram oficialmente para estar presente naquela reunião. Sendo a única mulher da classe trabalhadora que participou ativamente na Tribuna em representação da Bolívia, suas intervenções produziram um profundo impacto entre os presentes. Isso se deu, em grande parte, porque 'Domitila viveu o que as outras falaram', segundo o comentário de uma jornalista sueca. Este relato, que Domitila considera a "culminação" de seu trabalho na Tribuna, é o grito de um povo que sofre porque é explorado. Ademais, revela como a liberação da mulher está fundamentalmente ligada à liberação sócio-econômica, política e cultural do povo e que sua participação no processo si situa nesse nível."

Moema Viezzer, em "Ao Leitor"




 o projeto paideia:

 

Projeto Paideia é o nome de um projeto dos professores de filosofia e sociologia do Colégio Estadual do Paraná e que envolve a utilização de mídias digitais como ferramenta pedagógica.

O Projeto Paideia é composto por um site /   blog com disponibilização de conteúdos escolares de texto, áudio-vídeo, imagem e uma revista digital com artigos abertos a colaboração de professores e estudantes.

 próximos EVENToS: 

 

  /  /16:  

 

  /  /16:  

 

  /  /16:  

 

  /  /16:  

 Siga o ARTeFATo: 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page