top of page

Vídeos Sociologia

(filmes e documentários)

 

 
 
CARNE E OSSO (Brasil, 2011)

Sinopse: Este documentário feito por  auditores fiscais do trabalho mostra a situação degradante de trabalho em frigoríficos no sul e centro oeste do Brasil. Os pressupostos do tayrlorismo-fordismo como intensificação do ritmo, controle do tempo, cobrança de metas, os sofrimentos físicos e mentais, em suma,  a alienação e exploração do trabalho são retratados de forma dramática neste documentário.

Conteúdo Estruturante: Mundo do Trabalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
FAHRENHEIT 11-09 (EUA, 2004)
Sinopse: Documentário de Michael Moore sobre o contexto do 11 de setembro. As relações entre o governo Bush e as indústrias de petróleo e armamentistas. O papel da grande mídia de massa nos EUA na manipulação da informação, na aceitação da eleição fraudada de Bush e na divulgação da ideologia do medo para se justificar a invasão no Afeganistão e no Iraque. As motivações da ida dos jovens para a guerra, as mortes e o desespero. 
Conteúdo Estruturante: Poder Político e Ideologia
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ADEUS LÊNIN (Alemanha, 2003)
Sinopse: O filme faz uma reflexão divertida sobre um jovem que vivencia a queda do Muro de Berlim em 1989 pondo fim as 2 Alemanhas, a comunista e a capitalista. Neste contexto sua mãe, que era uma entusiasta do regime na Alemanha Oriental, sofre um acidente e só recupera sua consciência quando a Alemanha Oriental não existe mais. Determinado a não contar a verdade para a sua mãe por recomendações médicas, o dilema do jovem permite o filme abordar os valores e os dilemas presentes na sociedade capitalista em conflito com os da sociedade socialista que deixava de existir. 
Conteúdo Estruturante: Poder Político e Ideologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS (EUA, 1999)

Sinopse: Baseado no clássico livro de George Orwell, numa analogia a revolução russa, em que os animais representam os trabalhadores e os humanos os capitalistas. Após a revolução, um grupo de animais (os porcos, analogia com o stalinismo) acaba com a democracia e se transforma num estrato social com privilégios, corrompendo os ideais da revolução. 

Conteúdo Estruturante: Poder Politico e Ideologia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPITALISMO: UMA HISTÓRIA DE AMOR (EUA, 2009)

Sinopse: O documentário de Michael Moore trata das consequências do sistema capitalista como uma engrenagem de se criar dinheiro às custas da população mais pobre. No início é mostrado como funcionava o sistema financeiro em Roma para depois comparar com os Estados Unidos. O filme mostra o descaso das empresas privadas com os funcionários ao tomarem posse das indenizações quando estes falecem, deixando as famílias sem receber os seguros de vida. A crise financeira também é mostrada quando milhares de famílias tornam-se prisioneiras dos empréstimos e dividas com os bancos e programas do governo, graças a juros exorbitantes levando-as a serem expulsas de suas casas, enquanto corretores aproveitam para revender as mesmas casas.

Conteúdo Estruturante: Poder Politico e Ideologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SIKO: SOS SAÚDE (EUA, 2007)

Sinopse: Documentário de Michael Moore mostra o deficiente sistema de saúde nos EUA. A crítica é a inexistência de um sistema público e estatal bem como às seguradoras de saúde que lucram bilhões sem oferecerem serviço adequado, mesmo para aqueles que pagam em dia. Quem não tem acesso a esse sistema privado morre sem atendimento. O filme faz uma excursão para outros países como Cuba, Canadá, Inglaterra e França para comparar seus sistemas de saúde com os dos EUA. Além de mostrar como as empresas de saúde fazem loby com o Congresso e a presidência da República para se impedir que seus lucros sejam reduzidos, é evidenciado o fato de que cerca de 40 milhões de pessoas no país mais rico do mundo não tem acesso à cobertura de saúde.

Conteúdo Estruturante: Poder Politico e Ideologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE (Inglaterra, 1993)

Sinopse: Documentário narra a historia da Rede Globo de Televisão, produzido por uma TV inglesa em 1993. O titulo “Além do Cidadão Kane” era uma alusão a um personagem (Charles Foster Kane) do escritor Orson Wells, inspirado no magnata do império das comunicações nos anos 1940 nos EUA, William Hearst. O fundador da TV Globo, Roberto Marinho, é comparado a Hearst. O documentário mostra a relações da Rede Globo com a ditadura militar, com o grupo americano Time Life, além da participação da Rede Globo em fraudes de eleições, coberturas parciais e no apoio a ditadura.

Conteúdo Estruturante: Poder Politico e Ideologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR (Brasil, 1998)

Sinopse: Este premiado documentário retrata a violência urbana gerada pelo tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Um rico material de depoimentos com declarações de traficantes, policiais e moradores. São abordados nesse documentário questões como a ação violenta da policia, as motivações dos jovens para entrar no tráfico, as armas, o conluio entre setores da policia e do tráfico, a visão dos moradores sobre o conflito, a exclusão social de pobres e negros. 

Conteúdo Estruturante: Desigualdades Sociais e Violência Urbana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O ESPETÁCULO DEMOCRÁTICO (Brasil, 2003)

Sinopse: Documentário feito por estudantes de jornalismo da USP em 2003 cobrindo a grande mobilização de massa e as expectativas para a posse de Lula na presidência da Republica em 2003. O documentário passa a comparar as mudanças nos discursos políticos-ideológicos do PT nas campanhas de 1989 a 2002, o uso da mídia e do marketing na politica, além de entrevistas com políticos como Paulo Maluf, os ex-presidentes Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso, entre outros.    

Conteúdo Estruturante: Poder Politico e Ideologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O POVO BRASILEIRO (Brasil, 1997)

Sinopse: Excelente documentário baseado no livro de Darcy Ribeiro, com participação do autor e de personalidades como Gilberto Gil, Tom Zé, Chico Buarque, entre outros. O documentário conta a historia da formação do povo brasileiro a partir de suas 3 matrizes étnicas (portuguesa, africana e indígena) e as diferenças regionais no Brasil. Cada capitulo tem cerca de 30 minutos e faz referencia a determinados capítulos do livro de Darcy Ribeiro.

Conteúdo Estruturante: Cultura e Sociedade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PANTERAS NEGRAS (EUA, 1995)

Sinopse: Baseado na historia real do Partido dos Panteras Negras nos anos 1960-70, organização revolucionaria do povo negro explorado e marginalizado nos EUA, no contexto da luta pelos direitos civis. O enredo gira em torno da ação de dois lideres do movimento, Boby Seale e Huey Newton, no crescimento e apoio aos Panteras nas comunidades e a forte repressão empreendida pela CIA e o FBI.

Conteúdo Estruturante: Poder Politico, Ideologia e Movimentos Sociais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEMPOS MODERNOS (EUA, 1936)

Sinopse: O clássico de Charles Chaplin e seu personagem Carlitos, numa sátira com o modelo fordista-taylorista e seu sistema de alienação e exploração do trabalhador. Os sofrimentos físicos e mentais no trabalho, a angústia do desemprego e a expectativa de uma vida melhor são também abordados no filme.

Conteúdo Estruturante: Mundo do Trabalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TERRA PARA ROSE – O SONHO DE ROSE (Brasil, 1987, 2000)

Sinopse: Documentário com imagens da época (Terra Para Rose) sobre a mobilização de 1.500 trabalhadores sem terra no Rio Grande do Sul em 1985, que ocupam um latifúndio improdutivo, abordando as dificuldades nos assentamentos, as passeatas em direção a Porto Alegre para se exigir desapropriação na luta pela reforma agraria. Na segunda parte (O Sonho de Rose) o documentário passa-se 10 anos depois na região em que antes havia um latifúndio improdutivo e passa a ter uma terra distribuída coletivamente em cooperativas, após exitosa reforma agraria.  

Conteúdo Estruturante: Movimentos Sociais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A ONDA (Alemanha, 2008)

Sinopse: Baseado numa historia real numa escola nos EUA nos anos 1960. O filme trata de um professor que faz uma arriscada experiência pedagógica com os alunos na criação de um movimento autoritário. Sem perceber, os alunos e o professor reproduzem os mecanismos do nazi-fascismo. Quando alguns percebem era tarde demais. O filme permite relacionar com os pressupostos de Durkheim sobre o poder do coletivo sobre os indivíduos no condicionamento de valores, normas e regras, na criação de mecanismos simbólicos de consciência coletiva e de coercitividade contra quem não faz parte do grupo social.    

Conteúdo Estruturante: Teorias sociológicas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOCAÇÃO DO PODER (Brasil, 2004)

Sinopse: Filme feito com 06 debutantes candidatos a vereador no município do Rio de Janeiro durante eleições em 2004. Cada um deles pertence a um partido ou coligação partidária, tem diferentes origens e propósitos, pelo menos no discurso. Todos dizem que pretendem representar os interesses da comunidade e acreditam que, por intermédio da política, podem fazer mudanças na vida das pessoas da cidade. Nesse aspecto, o filme revela um retrato conhecido da política brasileira: os discursos se igualam, o debate de ideias e de propostas é inconsistente ou praticamente nulo e, apesar dos novos rostos, há muito pouco de novidade na cena política, seja no âmbito local seja no nacional. O filme pretende responder, afinal: por que esses indivíduos querem um mandato político? A troco de que passam por tão dura prova de resistência física e emocional? Quais as qualidades pessoais necessárias para se exercer um mandato político? O que pretendem fazer quando eleitos? 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: KARL MARX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: ÉMILE DURKHEIM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: MAX WEBER

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATUALIDADE: PARA ENTENDER A QUESTÃO PALESTINA

Segue um documentário excelente feito por uma TV francesa nos anos 1990 sobre a questão Palestina. 
O documentário vai da convivência pacifica árabe e judia, ao sionismo anti árabe, aos interesses imperialistas britânicos e depois estadunidenses na região nos séculos XIX e XX, passando pela criação do Estado de Israel em 1948, no pós guerra, a permanente expulsão de palestinos de suas terras, as intifadas palestinas. Um excelente material de estudo para entender a permanência do conflito até os dias atuais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A SOCIOLOGIA É UM ESPORTE DE COMBATE

SINOPSE: Segue documentário sobre o sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002), suas pesquias, vivências na universidade e sua atuação como sociólogo militante. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 HISTÓRIA DAS COISAS

SINOPSE: Segue animação sobre o ciclo produção-circulação-consumo-lixo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page