top of page

Saiu a Revista PAIDEIA nº 04

Saiu a Revista PAIDEIA nº04. Para baixar acesse o link "revista paideia" nesse blog.

Neste número trazemos reflexões sobre o protagonismo estudantil a partir da perspectiva dos alunos que participaram das ocupações de escolas, seus desdobramentos e as reflexões sobre a medida provisória e demais medidas anunciadas pelo governo de Michel Temer.

Neste número trazemos uma sugestiva crônica (”Meritocracia”) e uma reflexão (“Gota d’água”) da aluna Maria Thereza do 3º L e oito depoimentos de alunos (Vitória Teixeira do 3º E, Juliana Vieira do 3º A, Bruna dos Santos do 3º E, Jullye Ponsoni do 2º H, Jaqueline Ortiz do 3º E, Keissiely da Silva do 3º B, Bruna Moura do 3º E, Leonardo Bajerski do 3º E) que vivenciaram o movimento de ocupação.


Esta edição traz também a contribuição artística de desenhos e histórias em quadrinhos sobre a “ocupa” pelas mãos de Agatha Ishikawa do 2º A, de Allan Marchior e Nathan Oliveira do 1º H, de Fernanda Czelvsniak; Izabela Bonfim e Kamila Odorico do 2º B.


A revista possui também o artigo do professor Ney Jansen de sociologia sobre as raízes da PEC 746, pautada pelos interesses empresariais na educação apresentando as “novidades” mas também as “continuidades” da concepção de educação que vinha sendo gestada pelo menos desde os anos 1990, passando pelo governo Dilma.


O funcionário agente II, Rodrigo Tomazini apresenta uma reflexão sobre os embates entre o movimento de trabalhadores e de estudantes com o governo federal bem como os impasses que os movimentos de trabalhadores e de estudantes tiveram que se defrontar na conjuntura recente.


A professora de sociologia Eliana Maria dos Santos apresenta um resumo de cerca de 70 projetos de lei que estão em tramitação no congresso nacional e que podem retirar direitos dos trabalhadores. A professora Eliana faz o questionamento se tais proposições não significariam um retorno as condições sociais e trabalhistas do século XIX.


Apresentamos também o último capítulo do curso “Hannah Arendt em Quatro Capítulos” na sequência da publicação nas três primeiras edições da revista PAIDEIA, escritos pela professora de filosofia Vilma Luzia Dolinski, dedicando o último capítulo a críticas de Hannah Arendt a Karl Marx.



 o projeto paideia:

 

Projeto Paideia é o nome de um projeto dos professores de filosofia e sociologia do Colégio Estadual do Paraná e que envolve a utilização de mídias digitais como ferramenta pedagógica.

O Projeto Paideia é composto por um site /   blog com disponibilização de conteúdos escolares de texto, áudio-vídeo, imagem e uma revista digital com artigos abertos a colaboração de professores e estudantes.

 próximos EVENToS: 

 

  /  /16:  

 

  /  /16:  

 

  /  /16:  

 

  /  /16:  

 Siga o ARTeFATo: 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page